Antonio Cícero na UERJ

Antonio Cícero

Começa na próxima terça, dia 22, a oficina de criação literária com Antonio Cícero, que é poeta, letrista e ensaísta. Na entrevista abaixo, ele fala um pouco sobre as suas expectativas e sobre como pretende ministrar este curso, que tende a estimular a produção e o entendimento literários.

Quais são suas expectativas para a oficina de poesia que ministrará na UERJ?

Espero que, a partir da minha experiência de leitura, de escrita e de reflexão sobre poesia, eu consiga mostrar aos alunos certas atitudes, técnicas e informações que lhes sejam úteis e estimulantes para a apreciação e, no caso dos que escrevem, para a produção de poesia.

Como será seu trabalho com os alunos?

Por um lado, espero conversar com eles sobre a poesia em geral e sobre alguns poemas, em particular. Entre estes, alguns serão clássicos, outros contemporâneos; destes últimos, alguns serão poemas de autores já amplamente reconhecidos e outros serão dos próprios alunos que queiram discutir a sua própria produção. Além disso, proporei determinadas tarefas ou exercícios aos alunos que pretendem escrever, e conversarei sobre aquilo que resultar disso.

É possível ensinar poesia?

É possível mostrar alguns caminhos que podem ser estimulantes, mostrar algumas armadilhas que devem ser evitadas etc. Contudo, a poesia só é boa quando é excepcional; e nada pode garantir que, a partir de um curso – ou de seja lá o que for –, uma pessoa passará a escrever poesia excepcional.

Entrevista: Marcella Carvalho

A oficina ocorrerá no Instituto de Letras da UERJ, no auditório D, toda terça às 17 horas. O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ. 11° andar, bloco D.

As inscrições podem ser feitas na Direção do Instituto de Letras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*