Começa a Copa de Literatura Brasileira

Com a justificativa de descontentamento com os prêmios em voga, tanto literários quanto de qualquer coisa, o site Copa de Literatura Brasileira promove desde 2007 o torneio literário em que os livros se enfrentam como em um campeonato de futebol. A edição 2010/2011 começa hoje.

Escritores são convidados para resenhar criticamente os livros comparando-os e, assim, cada um deles faz um ponto. No final, o livro que acumular mais pontos passa para a próxima fase para enfrentar outros. A seleção inicial de livros é feita pelos organizadores do site, o que já contradiz um pouco com o conceito, mas mesmo assim a ideia continua interessante.

Entre os livros selecionados, destacam-se O filho da mãe de Bernardo Carvalho, que enfrentará Se eu fechar os olhos agora de Edney Silvestre, e Azul-corvo, de Adriana Lisboa, que enfrentará Hotel novo mundo de Ivana Arruda Leite. Os jogos serão publicados sempre às segundas-feiras.

Apesar da ideia lúdica, o que dificulta em muito a leitura é a extensão das resenhas. Ao contrário do que fazemos com as web resenhas aqui no Literatura no Brasil, em que um pouco do enredo é mostrado e a opinião de nossa equipe é exposta, as resenhas da Copa de Literatura Brasileira seguem o padrão acadêmico, sendo necessário muito tempo para ler sobre todos os confrontos.

Segundo os organizados, a ideia foi inspirada no Tounament of Books, criado em 2005 pela revista eletrônica americana The Morning News em parceria com a uma livraria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*