Domínio Público já reúne quase 200.000 obras

O portal Domínio Público(www.dominiopublico.gov.br), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), chegou em janeiro a um número de 187.533 obras registradas em seu acervo, que conta com arquivos de texto, imagem, áudio e vídeo.

A grande quantidade de obras disponíveis no Domínio Público é resultado de parcerias estabelecidas com outros ministérios e bibliotecas do país. Segundo o diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do ministério, José Guilherme Ribeiro, o objetivo é transformar o Domínio Público em um portal de conteúdo de todo o governo federal.

Domínio público

O portal, que começou em 2004 com apenas 500 obras, hoje é uma referência fundamental para pesquisas escolares e acadêmicas. Em época de aulas, o Domínio Público tem o dobro de acessos do que em período de férias.

Os materiais mais buscados são as obras escritas, que tiveram até hoje quase 24 milhões de downloads. A Divina Comédia, do escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri, poemas do português Fernando Pessoa e clássicos do dramaturgo inglês William Shakespeare e do escritor brasileiro Machado de Assis estão entre os mais acessados. Entre as 11.906 imagens, as notáveis pinturas do artista plástico, cientista e escritor italiano Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos, A Última Ceia e La Gioconda, ocupam a liderança na relação das mais procuradas.

Uma nova versão do portal tem início ainda neste semestre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*