Editora ameaça blog de crítica literária

Igor Silva, autor  do blog Lendo e Comentando e colaborador de uma página literária da rede de televisão MTV, recebeu um e-mail da vice-presidente de um grupo editorial brasileiro exigindo a imediata retirada do ar de uma crítica negativa a um dos livros da empresa. O caso, que configura uma escancarada censura, ganhou rapidamente as páginas de sites de relacionamento, blogs e da mídia tradicional.

No texto endereçado a Igor, a editora pede a remoção do post em até 72 horas e ameaça o cancelamento da parceria com o blog e, em seguida, ação judicial contra o blogueiro. A mensagem termina com um amedrontador “Esteja avisado”. A página saiu do ar pouco tempo depois, não sendo mais possível ler a crítica.

Em artigo no site Observatório da Imprensa, o crítico afirmou que moverá ação na Câmara Brasileira dos Livros contra a editora, acusando-a de censura.

A censura no ambiente virtual é, certamente, a pedra no sapato das gerações que, a partir de agora, tomarão as rédeas da opinião livre no ambiente da web. Assim como aconteceu recentemente no Irã e vem acontecendo na Tunísia e no Egito, os poderosos continuarão tentando deter a tempestade de ideias dos jovens internautas.

O Literatura no Brasil, assim como no caso da censura a Paulo Coelho, expressa seu profundo descontentamento com este episódio e estende as mãos ao colega Igor Silva, desejando-lhe serenidade neste momento difícil.

A equipe do Literatura no Brasil pede que seus leitores estejam atentos às tentativas de cerceamento intelectual, da liberdade de imprensa e de expressão e que não se calem diante de tentativas de censura na internet.

Comentários
  1. Suzana Moreira
  2. thiago
  3. Matheus
  4. Blog Asinus Auri

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*