Essa história está diferente – Ronaldo Bressane

Essa história está diferenteUma das melhores ideias do último ano em termos de publicação foi o livro Essa história está diferente, lançado pela Companhia das Letras, em que 10 escritores contemporâneos como Mia Couto, João Gilberto Noll e Luis Fernando Verissimo, entre outros, visitam músicas de Chico Buarque e nelas se inspiram para fazer ótimos contos.

Alguns dos contos de Essa história está diferente seguem à risca a narrativa empregada por Chico em suas músicas, apenas construindo uma nova realidade para elas, com personagens e uma trama que vão além da canção. Outros escritores preferiram apenas se inspirar dando à essência de seus contos a musicalidade das letras de Chico Buarque.

O escritor e jornalista Ronaldo Bressane é o organizador do livro, e merece aplausos pela escolha dos autores: os argentinos Alan Pauls e Rodrigo Fresán, o mexicano Mario Bellatin, o moçambicano Mia Couto,  e os brasileiros Carola Saavedra, André Sant’Anna, Cadão Volpato, João Gilberto Noll, Luis Fernando Veríssimo e Xico Sá.

Entre os meus preferidos, estão Mia Couto, que escreveu Olhos nus: olhos, um conto romântico inspirado na música Olhos nos olho, e Luis Fernando Veríssimo, que escreveu uma Feijoada Completa divertidíssima.

A ideia é tão boa e deu tão certo que poderiam fazer o mesmo com outros letristas que empregam a narrativa em suas canções. A equipe do Literatura no Brasil indica o livro Essa história está diferente, organizado por Ronaldo Bressane.

Comentário
  1. Ana Carolina

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*