Michael Sledge lançará livro na FLIP sobre Elizabeth Bishop

Um dos nomes mais recentes confirmados para a FLIP desse ano, o escritor norte-americano Michael Sledge lançará no evento, pela editora LeYa, o livro The more a owe you (Tanto mais lhe devo, em tradução livre), um romance inspirado nos 15 anos em que a poeta Elizabeth Bishop passou no Brasil e produziu obras que a fariam ser reconhecida como uma das mais importantes poetas do século XX a escrever em língua inglesa.

Michael Sledge

O material utilizado por Sledge para a criação desse romance são as cartas que Elizabeth Bishop enviava aos EUA durante os anos que passou no Brasil, uma época de efervescência política pré-ditadura, em que vivia um amor com a brasileira Lota de Macedo Soares. Lota era paisagista e ativista política, e foi convidada por Carlos Lacerda para participar da criação do Aterro do Flamengo.

Elizabeth BishopO romance entre Bishop e Lota apaixonou também Michael Sledge, após a leitura da correspondência, e foi o ponto de partida para a criação do livro. Segundo ele, Bishop tinha uma vida muito reservada, e foi uma revelação descobrir o relacionamento com a brasileira.

O título do livro — Tanto mais lhe devo — foi inspirado no soneto de Luís de Camões, Quanto mais vos pago, mais vos devo. Além desse, em 1995 Sledge publicou o livro Mother and Son, e ele colabora em revistas e jornais literários.

A FLIP vai acontecer em Paraty, RJ, entre os dias 6 e 10 de julho, e a equipe do Literatura no Brasil vai cobrir o evento ontime no Twitter @_literaturabr e no Facebook do LB.

UPDATE: Veja todos os detalhes da mesa de Michael Sledge na Flip 2011 clicando aqui.

Comentário
  1. Gabriella

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*