Nem te conto, João – novo livro de Dalton Trevisan

Nem te conto, João - Novo livro de Dalton TrevisanO escritor curitibano Dalton Trevisan, considerado por muitos críticos um dos maiores contistas brasileiros vivos, lançou esse mês pela L&PM Pocket seu novo livro, Nem te conto, João.

O livro reúne ideias e trechos publicados em outros livros seus e tem uma narrativa bem característica de Trevisan, com diálogos de frases curtas e rápidas, mantendo uma concisão que se assemelha à realidade, ao contrário de diálogos de frases enormes e monologais, impensáveis em um discurso real.

 

Nem te conto, João mostra uma libidinosa relação entre João, um dentista de classe média alta, que ouve as histórias de Mariazinha, uma virgem cheia de fogo. Outra característica marcante de Trevisan é a temática cotidiana, reforçada ainda mais por seu estilo minimalista.

Dalton Trevisan ganhou o Jabuti na categoria Contos, crônicas e novelas em 1960, 1965, 1995. Em 1996, recebeu o Prêmio Ministério da Cultura de Literatura pelo conjunto de sua obra e, em 2003, dividiu com Bernardo Carvalho o maior prêmio literário do país — o 1º Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira —  com o livro Pico na Veia.

Comentário
  1. fabio jardim

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*