Novo livro de Gabriel García Márquez

Está para ser lançado no Brasil pela Editora Record, ainda neste primeiro semestre do ano, o último livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez, intitulado Não vim fazer discurso (Yo no vengo a decir un discurso), lançado em novembro na Espanha e na América Latina pela editora Mondadori.

Garcia Marquez - Não vim fazer discurso

O livro é uma seleção de 22 textos de autoria de García Márquez, em sua maioria inédita, que discorrem sobre assuntos de interesse do autor. São, na realidade, uma amostra extraordinária dos discursos do autor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura que odeia fazer discursos.

O primeiro texto é de 1944, quando Gabriel tinha apenas 17 e estava se despedindo dos amigos do Liceu. O livro possui também o discurso “Como Comecei a Escrever”, feito em 1970, após o sucesso de Cem Anos de Solidão, em que o autor já mostra sua aversão ao discurso em público.

Logicamente, um ganhador do Nobel de Literatura teria que fazer alguns discursos ao longo de sua vida. Após esse prêmio, o mais importante recebido, García Márquez escreveu então o que viria a ser sua obra-prima do gênero discurso: “A Solidão da América Latina”, também presente em Não vim fazer um discurso.

Comentários
  1. natalia
  2. Jose Soboleski

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*