Os Desajustados de Arthur Miller estreava 50 anos atrás

Em 1961, estreava o primeiro roteiro original para o cinema de autoria do dramaturgo Arthur Miller, o filme The Misfits, ou Os Desajustados no Brasil. O filme foi a produção mais cara em preto e branco até aquela época. Miller é mais conhecido pelas peças Morte de um Caixeiro Viajante, obra-prima do realismo psicológico ganhadora do Prêmio Pulitzer, e As Bruxas de Salem.

Arthur Miller

Os Desajustados foi estrelado por ninguém menos que Clark Gable (E o Vento Levou) e Marilyn Monroe, que dispensa apresentações. Infelizmente, 11 dias após o fim da filmagem, Gable, o “Rei de Hollywood” famoso por suas cenas de beijo, veio a falecer. Esse foi seu último filme.

Outra curiosidade é que Arthur Miller foi casado com Marilyn Monroe, mas se divorciaram durante as filmagens de Os Desajustados. Sobre o filme, o biógrafo Christopher Bigsby cita Miller:

Eu não teria escrito, exceto para Marilyn. Eu escrevi para ela. Foi a única vez que eu escrevi alguma coisa para um ator e, se eu não tivesse conhecido ela, eu não teria começado uma coisa dessas. Ela tinha perdido um filho no início da gravidez, o que realmente a incomodava muito, por isso era uma espécie de dom. Foi também a expressão de um tipo de crença nela como atriz.

Os Desajustados também foi o último filme completo de Monroe, que morreu no ano seguinte, cinco meses após receber o Globo de Ouro como personalidade feminina favorita de todo cinema mundial.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*